EMEF. PRES. JOÃO PINHEIRO
Projeto: Produção e Revisão de Escrita
Ano: 2º C / Ciclo I
Prof. Ana Maria Caldeira Carbone
Finalidade:
Exposição de final de ano e comemorativa aos 25 anos o Projeto de Polivalência da escola.
Objetivos:
-elaborar texto com coesão e coerência,
-elaborar texto individual,
-revisar texto,
-identificar gêneros literários (informativo, instrucional e literário)
-estimular a escrita com destino ao interlocutor,
-aprimorar a concordância verbal e nominal, o vocabulário, a ortografia, e a pontuação,
-desenvolver a criatividade, a imaginação e a criticidade,
-elaborar livro como produto final para exposição.
Recursos Didáticos:
Leitura de livro, escrita instrucional de receitas e jogos, escrita de lendas, contos, fábulas, escrita de texto informativo, criação de estória, revisão de escrita, desenho.
Recursos Materiais:
Livro paradidático, caderno, lápis, lápis de cor, folhas formatadas pela escola, capa plástica, espiral, livro dos alunos, exposição.
Desenvolvimento:
Após cada leitura realizada em sala de aula, a professora pedia para os alunos elaborarem a produção de escrita. Em dias diferentes, eram revisados pelo aluno com orientação da professora, que levantava questões de coesão, coerência, vocabulário adequado, concordância, ortografia e pontuação. Cada aluno refletia sobre sua produção, fazendo a revisão com alterações necessárias. Ao término das revisões, o aluno fazia o desenho referente à sua escrita. Este produto era recolhido e guardado para, posteriormente ser passado à limpo, pelo aluno, ao lado da professora na folha formatada especialmente para o livro, com o desenho e a pintura do mesmo. Depois, a classe juntamente com a professora discutiu a seleção e ordenação dos textos, paginação, bem como o índice, a dedicatória. A professora fez a avaliação do trabalho e montou o livro. Os alunos elaboraram convites (texto informativo) para a exposição.
Ordenação para encadernação
Gêneros Literários:
Contos
O Urso de mau humor
Grandote o navio que contava prosa
A Brisa e a Flor
Fábula
O Fazendeiro, seu Filho e o burro
Folclore
Vitória Régia
O Macaco e o Fogo
Gênero Instrucional:
Jogos e brincadeiras
Brincadeira de bola de gude
Lista de brincadeiras como esconde-esconde, peteca, bola de gude, queimada, cabo de guerra...
Receita
Bolo de Fubá
Escrita de criação:
O Funcionário da Escola
Informativo:
Convites
Interdisciplinaridade:
Português: Leitura e escrita, produção de escrita, revisão.
Matemática: Quantidade, seleção, ordenação, paginação, datas e prazos.
Artes: criatividade, desenho e pintura.
Geografia: Conversação sobre localidade dos contos folclóricos, dos jogos e brincadeiras populares, localização para espaço da exposição.
Parâmetros Curriculares:
Diversidade Cultural: jogos e brincadeiras populares, folclore brasileiro, mistura de raças: brasileiro, japonês.
Avaliação:
O próprio aluno elaborou a escrita, respondia e levantava hipóteses para melhorá-la, anotava no texto as correções, o que proporcionou um avanço qualitativo em sua aprendizagem, além de vivenciar a experiência de elaborar um livro e uma exposição, percebendo a importância da revisão de texto para que o interlocutor entendesse a leitura, sendo esta a finalidade da leitura social. Foram avaliados pelo envolvimento e participação contínua e constantemente.
Conclusão:
Percebi que os alunos evoluíram no sistema de escrita e leitura, bem como se apropriaram da importância do texto como função social. Também foi constatada a evolução na coesão do texto, que é a união das partes do todo, e a coerência, pois quem lê o texto precisa entendê-lo. Os resultados da estruturação dos textos foram satisfatórios, houve a preocupação do aluno em seguir a disposição de escrita para cada gênero textual.Os alunos alfabéticos colaboraram como escribas para com os alunos silábicos alfabéticos e os silábicos com valor sonoro. Houve trabalho cooperativo, incentivo, mudança de comportamento perante a escrita e no convívio social.
Um comentário:
Olá, Professora,tudo bem?
Gostei muito deste seu blog, um ótimo trabalho.
Gostaria de um contato seu, Ana.
Meu nome é Ilza e estudamos juntas.
Por favor, entre em contato
cekesab@hotmail.com
Abraços e parabéns pelo excelente trabalho.
Postar um comentário