Pages

31 de out. de 2010

Meu pé de laranja lima


Meu Pé De Laranja Lima
(Jose Mauro de Vasconcelos)
Meu Pé de Laranja Lima

Este livro conta história de Zezé e sua relação com um pé de laranja lima. Zezé descobriu o que era ser grande muito antes do tempo.
Em sua própria palavra: Eu sou muito arteiro, sou levado, muito peralta. Vivia apanhando de sua irmã Jandira, só a Godói nesta vida gosta de mim. Seu pai vivia bêbedo depois que perdeu o emprego, sua mãe trabalhando na fabrica local. Tinha outros irmãos que nem dava fé dele. Toto que era acima dele vivia lhe dando chutes, mas era com ele que aprendia as coisas da rua e Luizinho era muito pequeno necessitava de seus cuidados, era seu maior amigo.
Zezé era muito esperto, passava o seu tempo fazendo peraltice. Ao mudar-se para uma nova casa, encontrou no quintal um pé de laranja lima,tão logo o adotou, dizendo ser dono desta franzina arvore. Neste ponto começamos nossa historia.
Zezé para fugir do seu mundo, pobre, sombrio cheio de miséria encontrava refugio subindo no pequeno pé de laranja lima. Conversava com sua árvore desabafando e dizia que sua arvore lhe respondia. O melhor deste livro são os diálogos travados entre o menino e seu Pé de laranja lima.
O mundo de Zezé começa a desabar quando escuta uma conversa de seu pai com seu tio dizendo que uma estrada ia passar bem no fundo do quintal no lugar onde este plantado o seu pé de laranja lima.
Zezé passa por muitos percalços, engraxa sapatos, ajuda ao mascate vender pequenos objetos e literatura de cordel. Faz do seu passa tempo predileto pegar carona na traseira do reluzente carro do português, o qual chama de portuga.
Homem solitário que a principio queria dar uma enorme surra em Zezé, devido aos constantes sustos que sofria ao ver o peralta na traseira de seu carrão.
Zezé se encantava com aquele carro, era muito pobre e não tinha a ilusão de um dia andar em um carro como aquele. Apos muitas contendas se tornaram amigos, em segredo porque Zezé jurara matar o portuga apos uns safanões que levara. O velho português solitário encontrara naquele menino que conversava com uma árvore muita ternura, muito amor e que sofria por saber estar sua amiga condenada a ser derrubada. O portuga praticamente adotou aquele menino e levava a passear lhe dava lanche faziam piqueniques, pescavam.
A amizade cresceu porem certo dia Zezé recebeu uma notícia de uma acidente fatal acontecido na linha do trem cujo a vitima era seu amigo portuga. Zezé estarrecido correu para casa, deitou na cama começou a chorar e adoeceu. Todos pensavam que era devido á eminente derrubada da arvore. Quando havia passado uma semana melhorou e seu pai disse para não chorar, que se alegrasse porque tinha conseguido emprego se curado da bebedeira e iriam mudar para uma casa melhor onde ele teria muitas arvores para escolher quantas quisesse estaria longe quando sua arvore fosse cortada, nem sentiria.
Zezé se lembrou das conversas com seu portuga e pensou dizendo, não adianta papai faz uma semana que cortaram meu pé de laranja lima.

Um comentário:

Rose Gimenes disse...

Um dia o blog vai virar uma vitrine com todo mundo participando, já pensou que legal?

Bjs
Rose Gimenes