Pages

20 de nov. de 2011

PROJETO LER É LEGAL

EMEF “PRESIDENTE JOÃO PINHEIRO”

PROJETO: “LER É LEGAL”
Percebi que nas aulas de leitura teria que acrescentar algo mais do que uma simples leitura de história ou texto; faltava emoção, prazer e ação.
Pensando nisto comecei uma pesquisa de como fazê-los ler com prazer, incentiva-los e envolve-los. Precisava de criatividade e envolvimento.
A primeira ação foi criar um blog de leitura para motivar os estudantes. Depois levei- os a participarem desta ação.
Nas aulas de leitura comecei dramatizar a leitura. Primeiro eu apresentava a biografia do autor, exemplo Luiz Fenando Verissimo, então eu iniciava a leitura com a participação do aluno; liamos as crônicas ou alguma obra do autor.
Fui percebendo que todos procuravam as crônicas do Luiz F. Verissimo,
e comecei a pedir para os alunos que levassem os livros e continuassem em casa o trabalho que havíamos feito na aula.
Marquei para filmar e postar no blog “saladeleiturajp”, com a devida autorização dos pais.
Toda aula havia grupos prontos para apresentação de um trabalho e serem filmados.
Fizemos o escritor do mês, a cada mês um escritor foi eleito, porém pude observar que houve preferência por Mário Quintana.
Depois criei o aluno leitor do mês. A participação do aluno leitor foi um sucesso, todos vinham com o livro na mão querendo que eu ouvisse sua leitura. O melhor aluno leitor ia para o blog, sendo que acabaram por ir todos, e aqueles que não conseguiam ler treinavam até melhorarem.
O aluno leitor após leitura dos livros escolhido indicava para os colegas.
O próximo passo foi iniciar o clube da leitura na escola. Para esse clube foi criada uma camiseta.


No clube da leitura o aluno escolhe o livro que quer ler, após conhecer a biografia do escritor trabalhada por mim, durante as aulas.
Nas reuniões do Clube da leitura cada um fala sobre o que leu, (mensagens, frases e ideologia) e sobre o escritor.
A reunião é realizada uma vez por semana fora do horário de aula.
A próxima atividade será o chá literário, onde os alunos falarão suas preferencias literárias, regada a quitutes, refrigerantes e chá.
Para os pequenos do 1° ano temos o tapete da leitura. Algumas vezes os aluno monitores (alunos do período da manhã) apresentam história para eles
Para os alunos do EJA, fizemos o sarau de leitura, com os mesmos critérios
da valorização da oralidade .

Nenhum comentário: